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POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Um dos fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é o respeito à privacidade. A privacidade dos nossos TITULARES (“você”, “titular”) é muito importante para a Econ Contabilidade e, por esta razão, não medimos esforços para proteger os dados pessoais que tratamos. Desse modo, a presente Política de Privacidade da nossa empresa disponível, inclusive, mas não se limitando, por meio do nosso site, têm o propósito de explicar de forma simples, clara e objetiva que tipo de dados serão coletados, bem como o momento e como serão utilizados.

Quando nos referimos aos dados pessoais, consideramos qualquer dado relacionado à pessoa natural identificada ou identificável, inclusive números identificativos, dados de localização ou identificadores eletrônicos, quando estes estiverem relacionados a uma pessoa natural. Em resumo, qualquer informação pessoal que possa identificar o seu titular. Isso se aplica desde informações como nome e endereço a questões como gênero, religião ou posicionamento político, entre outros. Os dados sensíveis são dados pessoais sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados referentes à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS

1.1. Dos termos e definições

1.1.1. Para os fins do disposto nestes Termos, considera-se:

2. DA FORMA DE ARMAZENAMENTO E PRAZO

Os dados coletados e os registros de atividades serão armazenados em ambiente seguro e controlado pelo prazo mínimo estipulado conforme o exemplo abaixo:

Dados Pessoais e Sensíveis Prazo de Armazenamento Fundamento Legal
Dados pessoais e sensíveis Até 05 anos após o término da relação com o Titular Art. 173 e 174, do CTN e legislações esparsas.
Dados cadastrais Até 02 anos após o término da relação com o Titular N/A

Caso haja solicitação do Titular, os dados poderão ser eliminados antes do prazo fixado no item acima, observadas as possibilidades legais.

3. DOS DIREITOS DO TITULAR E O CANAL DE COMUNICAÇÃO

O Titular tem direito a obter da Econ Contabilidade, em relação aos seus dados pessoais por nós tratados, a qualquer momento e mediante requisição gratuita:

4. DA SEGURANÇA

A Econ Contabilidade adota as melhores práticas para garantir a segurança dos dados pessoais, incluindo medidas técnicas e organizacionais apropriadas. No entanto, o Titular deve estar ciente de que nenhum método de armazenamento é completamente seguro. Em caso de violação, o Titular será informado conforme determinação legal.

5. DA ATUAÇÃO PERANTE A AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

A Econ Contabilidade atuará em conjunto com a ANPD para assegurar a conformidade com a LGPD, atendendo a todas as solicitações da autoridade.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

Esta Política de Privacidade poderá ser alterada a qualquer momento para garantir conformidade legal. O Titular será notificado em caso de mudanças significativas.

7. TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais poderão ser transferidos para outros países, garantindo-se que as condições previstas na LGPD sejam respeitadas, como o uso de medidas de proteção adequadas.

8. DA LEI APLICÁVEL E JURISDIÇÃO

Esta Política de Privacidade é regida pela legislação brasileira. Eventuais disputas serão resolvidas no foro do domícilio do Titular.

Atualização: 01 de outubro de 2024.

Por que a volta ao presencial está perdendo fôlego nos EUA

29 de setembro de 2025
InvestNews

Grandes empresas, como Microsoft, Paramount e NBCUniversal, estão exigindo que seus funcionários compareçam ao escritório com mais frequência. Mas as equipes não estão atendendo ao pedido.

Mesmo com os chefes reduzindo o trabalho remoto e intensificando as exigências da presença nos escritórios, a frequência média praticamente não mudou nos locais de trabalho dos EUA.

As empresas estão tendo dificuldades para fazer cumprir essa exigências, e muitos líderes também prefeririam não estar lá. Outros executivos se conformaram com o trabalho híbrido, especialmente em meio à queda da confiança do consumidor e a uma guerra comercial imprevisível.

“Há coisas muito mais urgentes com as quais as empresas precisam se preocupar”, disse Beth Steinberg, executiva de recursos humanos do setor de tecnologia.

Os chefes estão reprimindo os ausentes? “Não ouvi falar de muitas consequências disso, especialmente se alguém tiver alto desempenho.”

 

Mais dias nos escritórios

O New York Times está entre as empresas que intensificaram os pedidos de presença no escritório, orientando os funcionários a comparecerem pelo menos quatro dias por semana até novembro, em vez dos três atuais. A Microsoft quer três dias presenciais, a partir de fevereiro, para funcionários da região noroeste do Pacífico.

Alguns ultimatos são mais contundentes.

Na Paramount, os funcionários em Nova York e Los Angeles tinham até esta semana para se comprometer com cinco dias por semana de trabalho presencial, a partir de janeiro — ou então aceitar uma demissão. A NBCUniversal, que exigirá quatro dias no ano que vem, ofereceu aos funcionários uma opção semelhante.

“Aqueles que não puderem cumprir devem entrar em contato com o RH para obter informações sobre um pacote de assistência para desligamento voluntário”, informou a NBCUniversal aos funcionários.

Eles se juntam a outros grandes nomes que estão reduzindo o trabalho remoto este ano, incluindo Amazon, Dell e JPMorgan. No geral, as empresas estão exigindo 12% mais tempo nos escritórios do que no início de 2024, de acordo com dados sobre políticas para 9.000 empregadores do think tank Work Forward.

“Os americanos ainda trabalham em casa cerca de um quarto do tempo, o que é muito parecido com o que aconteceu em 2023”, disse Nicholas Bloom, economista de Stanford que ajudou a realizar uma pesquisa mensal com 10.000 americanos.

Chefes desmotivados não ajudam. Eles podem proteger os melhores desempenhos para impedi-los de sair. E quase metade dos gerentes seniores disse que aceitariam um corte salarial para trabalhar em casa, de acordo com uma pesquisa realizada neste verão com 1.500 funcionários assalariados nos EUA, incluindo 500 profissionais de recursos humanos, da BambooHR.

 

Muita gente, pouco espaço

Há também problemas logísticos.

A Amazon ficou sem mesas, estacionamento e salas de videoconferência após alocar centenas de funcionários ao escritório em tempo integral. A empresa recuou em Houston, Nova York e outros lugares, pelo menos temporariamente. A Dell enfrentou problemas semelhantes.

Alguns empregadores estão tentando unir os trabalhadores sem aliená-los ou desenraizá-los. A Axon, fabricante de armas de choque Taser, está pedindo aos novos contratados que fiquem de terça à sexta-feira no escritório a partir do mês que vem. Mas os funcionários atuais podem, em grande parte, manter seus horários híbridos ou remotos existentes.

“Não acho justo dizer às pessoas que são contratadas: ‘Ei, você mora na Dakota do Norte e agora precisa se mudar para outro lugar com sua família para trabalhar em um escritório'”, disse Josh Isner, presidente da Axon. Com uma rotatividade anual de 12%, os 4.000 funcionários da empresa acabarão tendo que ir para o escritório.

“É um jogo longo”, disse Isner. “Estamos tendo sucesso e não queremos perder bons funcionários.”

Mandatos no escritório levam algumas pessoas a pedir demissão, e muitos suspeitam que isso seja intencional. “Requisitos mais rigorosos às vezes precedem ou seguem anúncios de demissões, inclusive na Amazon, AT&T e Dell”, disse Brian Elliott, ex-executivo do Google e do Slack que comanda o Work Forward. Em sua atualização de agosto, o Federal Reserve observou que alguns empregadores estavam “reduzindo o quadro de funcionários com políticas de retorno ao escritório”.

“É uma maneira barata de demitir, não há como disfarçar”, disse Bloom, de Stanford. “O problema é que você não escolhe quem sai.”

“A maioria das empresas também não se esforça para identificar os desleixados, cruzando dados, como conexões Wi-Fi e horários de folga”, acrescentou Bloom. Isso dificulta a distinção entre infratores e aqueles que estão doentes ou viajando a trabalho, então muitos RHs só se aprofundam mais se os funcionários faltarem pelo menos metade dos dias obrigatórios.

A frequência aos escritórios não é uniforme. Na cidade de Nova York, onde bancos como JPMorgan e Goldman Sachs pressionaram os funcionários a retornarem em tempo integral, o tráfego no metrô está em seus níveis mais altos desde o início da pandemia de Covid-19, de acordo com o gabinete do governador de Nova York.

Da mesma forma, o tráfego de pedestres na cidade superou os níveis de 2019 pela primeira vez em julho, de acordo com dados de celulares da Placer.ai. Em nível nacional, as visitas ao escritório em agosto caíram cerca de um terço em relação a 2019, constatou a empresa.

Ultimatos de retorno ao escritório em grandes empresas recebem mais atenção, mas a maioria das companhias menores continua permitindo pelo menos algum trabalho remoto como rotina, mostram dados da Work Forward.

Empregadores que pressionam por maior frequência podem esperar mais infratores. Aqueles que exigem um dia por semana obtêm conformidade quase perfeita, mas empresas que exigem três ou mais dias veem a conformidade cair para menos de 75%, segundo pesquisa da empresa de serviços imobiliários comerciais e investimentos CBRE. Esse número representa um aumento em relação a menos de dois terços do ano anterior.

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