Fechar

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Um dos fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é o respeito à privacidade. A privacidade dos nossos TITULARES (“você”, “titular”) é muito importante para a Econ Contabilidade e, por esta razão, não medimos esforços para proteger os dados pessoais que tratamos. Desse modo, a presente Política de Privacidade da nossa empresa disponível, inclusive, mas não se limitando, por meio do nosso site, têm o propósito de explicar de forma simples, clara e objetiva que tipo de dados serão coletados, bem como o momento e como serão utilizados.

Quando nos referimos aos dados pessoais, consideramos qualquer dado relacionado à pessoa natural identificada ou identificável, inclusive números identificativos, dados de localização ou identificadores eletrônicos, quando estes estiverem relacionados a uma pessoa natural. Em resumo, qualquer informação pessoal que possa identificar o seu titular. Isso se aplica desde informações como nome e endereço a questões como gênero, religião ou posicionamento político, entre outros. Os dados sensíveis são dados pessoais sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados referentes à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS

1.1. Dos termos e definições

1.1.1. Para os fins do disposto nestes Termos, considera-se:

2. DA FORMA DE ARMAZENAMENTO E PRAZO

Os dados coletados e os registros de atividades serão armazenados em ambiente seguro e controlado pelo prazo mínimo estipulado conforme o exemplo abaixo:

Dados Pessoais e Sensíveis Prazo de Armazenamento Fundamento Legal
Dados pessoais e sensíveis Até 05 anos após o término da relação com o Titular Art. 173 e 174, do CTN e legislações esparsas.
Dados cadastrais Até 02 anos após o término da relação com o Titular N/A

Caso haja solicitação do Titular, os dados poderão ser eliminados antes do prazo fixado no item acima, observadas as possibilidades legais.

3. DOS DIREITOS DO TITULAR E O CANAL DE COMUNICAÇÃO

O Titular tem direito a obter da Econ Contabilidade, em relação aos seus dados pessoais por nós tratados, a qualquer momento e mediante requisição gratuita:

4. DA SEGURANÇA

A Econ Contabilidade adota as melhores práticas para garantir a segurança dos dados pessoais, incluindo medidas técnicas e organizacionais apropriadas. No entanto, o Titular deve estar ciente de que nenhum método de armazenamento é completamente seguro. Em caso de violação, o Titular será informado conforme determinação legal.

5. DA ATUAÇÃO PERANTE A AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

A Econ Contabilidade atuará em conjunto com a ANPD para assegurar a conformidade com a LGPD, atendendo a todas as solicitações da autoridade.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

Esta Política de Privacidade poderá ser alterada a qualquer momento para garantir conformidade legal. O Titular será notificado em caso de mudanças significativas.

7. TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais poderão ser transferidos para outros países, garantindo-se que as condições previstas na LGPD sejam respeitadas, como o uso de medidas de proteção adequadas.

8. DA LEI APLICÁVEL E JURISDIÇÃO

Esta Política de Privacidade é regida pela legislação brasileira. Eventuais disputas serão resolvidas no foro do domícilio do Titular.

Atualização: 01 de outubro de 2024.

Calma no mercado nos EUA pode esconder mudança de sentimento de investidores?

17 de agosto de 2026
Infomoney

Embora a turbulência recente no mercado acionário esteja diminuindo, o posicionamento no mercado de opções mostra quão rapidamente o sentimento dos investidores pode alternar entre os extremos do medo e da ganância.

A curva de volatilidade do índice S&P 500 indica que os operadores estão relativamente tranquilos em relação aos riscos à frente, à medida que a temporada de resultados corporativos chega ao fim e a agenda de eventos importantes perde intensidade.

O mercado precifica oscilações diárias do S&P 500 inferiores a 0,8% até o fim do mês, tendo como principais eventos a divulgação dos resultados da Nvidia e o simpósio anual de Jackson Hole. Enquanto isso, o índice de volatilidade Cboe (VIX) encerrou a sexta-feira em seu menor nível do ano.

Por trás desses indicadores otimistas, porém, existe potencial para instabilidade.

A demanda por opções de compra (calls), impulsionada pelo FOMO (medo de ficar de fora), que recentemente provocou um colapso na inclinação da volatilidade de curto prazo, surgiu logo após uma forte procura por volatilidade e proteção via opções de venda (puts) no fim de julho, quando investidores compravam hedge contra quedas do mercado. A reversão brusca destaca a fragilidade de um mercado à mercê de um sentimento que muda rapidamente, passando do medo de uma liquidação para o receio de perder a alta.

“O que estamos vendo agora é resultado do enorme volume de recursos e atenção que as estratégias de momentum atraíram dos investidores”, afirmou Steve Sosnick, estrategista-chefe da Interactive Brokers Group Inc. “Ficamos hipersensíveis às mudanças de momentum.”

Há também fatores técnicos que podem tornar o mercado mais suscetível a mudanças repentinas de humor. Entre eles está o posicionamento atual dos dealers em short gamma, impulsionado tanto pela negociação de opções sobre o S&P 500 quanto pela atividade de rebalanceamento de ETFs alavancados.

Quando estão em gamma negativo, os formadores de mercado precisam comprar ações para se proteger quando os preços sobem e vender quando caem, amplificando os movimentos.

Ao mesmo tempo, a chamada estratégia iron condor de curtíssimo prazo, popular no início do ano e que ajudou a suavizar as oscilações intradiárias do mercado, voltou a aparecer, embora em menor escala, segundo estrategistas do UBS Group AG em relatório recente. Isso pode abrir caminho para oscilações mais amplas dos preços. A atividade reduzida de negociação durante o verão no Hemisfério Norte também pode intensificar esses movimentos.

“O cenário de posicionamento em opções do S&P mudou de forma bastante dramática no início de agosto, à medida que o índice subiu de uma região em que os dealers estavam comprados em gamma para uma zona em que passaram a administrar risco de short gamma”, afirmou Kieran Diamond, estrategista de derivativos do UBS.

“Isso foi agravado por compras recordes de opções de compra, além da retirada de um dos mais importantes fornecedores de opções de alta, à medida que o mercado acelerava o movimento”, acrescentou, referindo-se à popular estratégia condor com opções diárias do S&P 500.

Christopher Jacobson, copresidente da área de estratégia de derivativos da Susquehanna International Group LLP, considera a recente dinâmica da inclinação das calls “bastante consistente”, observando que a volatilidade das opções está “muito, muito barata neste momento”.

Ainda assim, estratégias que se beneficiam de mudanças rápidas de sentimento se tornaram mais populares, juntamente com operações de momentum intradiárias que buscam lucrar com oscilações mais intensas, segundo Ritik Katte, cofundador e diretor de investimentos do hedge fund MCD Capital, sediado em Londres. A gestora está posicionada para ganhar dinheiro “caso a inclinação das opções exploda para qualquer um dos lados”.

“Na superfície, o mercado de ações parece extraordinariamente calmo”, disse Tanvir Sandhu, estrategista-chefe global de derivativos da Bloomberg Intelligence. “Mas, por baixo dessa aparência, ele está longe de ser estático: a inclinação das opções, o gamma e os posicionamentos estão mudando rapidamente.”

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias